Talento

São Paulo, Centro. 24 de maio.

Em um típico dia em que o sol, astro rei, fora obrigado a dividir a majestade com o nublado que trazia alívio e frescor ao clima já quente.

A bipolaridade do clima obrigava-nos a buscar abrigo em lugares frescos, não cheios. As festas pelas ruas tornavam este sonho — digo eu, amante de lugares tranquilos — uma possibilidade real num domingo à tarde.

Munido de boa leitura, música e sobremesa, sentei em uma mesa triangular focado em aproveitar toda a calmaria que o dia me proporcionasse.

Então lhe vi. À minha frente, em profunda concentração — que nem o grito das crianças no espelho d’água foram capazes de quebrar –, você pintava com serenidade e destreza. Tentei identificar o que era e quais formas tinham, mas só vi que tons vivazes brilhavam num pequeno papel.

Instantaneamente não pude deixar de perceber leve semelhança com Vincent van Gogh. A barba, não ruiva, mas tão espessa quanto a do pintor holandês encontrava um volumoso cabelo encaracolado, que em nada o lembravam, mas que combinavam contigo.

Seria você amante do Impressionismo de Claude Monet ou do Modernismo de Mondrian? Preferia a delicadeza de Rosa e Azul do Renoir ou da frieza de Retirantes de Candido Portinari? E mais: teria você assistido a Loving, Vincent e chorado tanto quanto eu?

Voltei a ler, mas não pude, tão rapidamente, parar de pensar na possibilidade de conversar sobre arte com um completo desconhecido. Queria compartilhar meu recente amor pela vida e obra de Van Gogh que me fez comprar um livro com todas as pinturas dele; artigo que eu namorava há tempos.

Enquanto você assoprava a tinta no papel, para não borrar aquele que poderia ser um de seus melhores trabalho, sabia que chegara a sua hora de ir. Quando partiu, vi que o andar levemente desengonçado e estilo peculiar lhe conferiam um charme único. Coisa de artista?, me pergunto agora.

Sorri e desejei que a inspiração nunca lhe falte, seja na majestade do astro rei ou no frescor dos dias nublados.

Photo by Victoria Bilsborough on Unsplash

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s