Autoconhecimento

Dói. Mas é a melhor coisa que pode nos acontecer.

Sempre me considerei um cara corajoso.

Já segui por uma trilha floresta adentro com amigos, nos perdemos, e a única forma de voltar foi gritar e esperar que outras pessoas ouvissem, guiando-nos de volta.

Já expliquei pra um ladrão que não valia a pena roubar as bicicletas em que estávamos eu e um amigo (inclusive, ensinando tabuada).

Já saí com um cara que eu pensava que ia me matar a qualquer momento. Ele era legal, pelo menos.

Mas uma coisa me assustava: me apaixonar. Hoje eu sei que tinha muito a ver com autoestima, mas me sentir vulnerável me amedrontava demais. Então, depois de adotar comportamentos tóxicos por uns 5 anos, no mínimo, resolvi agir diferente. E tão logo tomei essa decisão, fui pego.

Enfrentei fantasmas do meu passado, medos e inseguranças que coloquei debaixo do tapete por, justamente, não querer lidar. Mas como tomara uma decisão, permaneci firme. Doeu!

Tive crises de ansiedade que ferraram dias inteiros. Que me faziam ir ao banheiro à tarde e lá ficar uns 40 minutos chorando. Situações em que eu pensava, sem hipérboles, que ia morrer. Dias em que não conseguia me concentrar ou parar de pensar em situações desagradáveis. Mas passou. Eu sobrevivi e aprendi.

Aprender sobre si e entender certo tipos nocivos de comportamento, é ótimo. A gente amadurece e aceita as próprias vulnerabilidades como presentes e não defeitos; o que às vezes querem nos fazer acreditar. Mas nem sempre é um processo fácil porque a gente precisa sair de uma zona de conforto que, provavelmente, nos causará um incômodo.

Aprendi tudo? Não. Mas o fato de estar aberto para o que vier e mais preparado do que antes, me deixa intimamente satisfeito.

Photo by Na Inho on Unsplash

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s